Prefeitura de Alto Araguaia amplia vacinação para pessoas de 55 a 59 anos, gestantes, puérperas e lactantes

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

A Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou a vacinação por idade. À partir desta terça-feira (22), pessoas entre 55 a 59 anos podem receber o imunizante. O grupo de gestantes, puérperas e lactantes que amamentam bebês de até um ano também serão vacinados.

De acordo com a Atenção Básica, a alteração se deve ao recebimento de mais doses, o fluxo rápido e tranquilo no primeiro dia de vacinação por idade e, no caso dos novos grupos, seguem orientações do Ministério da Saúde. “Como Alto Araguaia recebeu mais doses conseguiremos atender mais pessoas. Além disso, o cronograma que adotamos possibilita ampliar, visto que as pessoas tem ajudado nossa equipe e seguido as orientações”, destaca Isabela Fraga.

Outros três grupos entram na vacinação seguindo a nova alteração do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, são gestantes, puérperas e lactantes. Todas devem ter acima de 18 anos e apresentar relatório médico ou prescrição para tomar a vacina. Os grupos estão agendados para receber o imunizante na sexta-feira (25) na Unidade Básica de Saúde Manoel Marques de Souza, no bairro da Cohab.

A campanha segue com rodízio nas cinco unidades de saúde. Nesta terça-feira (22) será a UBS Vanessa Welter, no Bairro Nossa Senhora Aparecida; já na quarta-feira (23) a UBS Ondino Rodrigues Lima, no Bairro Aeroporto, seguindo para a unidade Celso Siqueira França, no Centro, na quinta-feira (24). A semana encerra na unidade Manoel Marques de Souza, na sexta-feira (25).

O atendimento acontece das 7h às 11h e das 13h às 17h. Não é necessário agendamento, porém é obrigatório apresentar documento pessoal com foto, o Cartão SUS e o cartão de vacinação.